Biolinear Soluções Ambientais - Floculação

Carvão ativado

Carvão ativado

O carvão ativado é um carbonáceo de coloração preta. Ele possui uma porosidade elevada e uma superfície de contato extremamente alta, o que lhe permite adsorver moléculas tanto em fase líquida quanto em fase gasosa. Esta propriedade é a que lhe confere características especiais para uso em processos industriais e também, em estações de tratamento de águas e efluentes.

Oferecemos dois tipos de carvão ativado:

  • Carvão em pó umectado
  • Carvão ativado granular

Carvão em pó umectado

Este tipo de carvão ativado é utilizado nas estações de tratamento para a remoção de substâncias  tóxicas, como fenóis, compostos aromáticos, corantes, bactericidas e até metais pesados, entre outros. Pode ser utilizado no tratamento primário, para auxiliar na clarificação da água, ou ainda no tratamento terciário, de modo a depurar e tornar as características do efluente tratado ainda melhores. Também pode ser utilizado em qualquer processo em que se deseja remover odores, cloro livre ou matéria orgânica.

Outra aplicação para o carvão ativado em pó umectado é nos sistemas biológicos. Nesta etapa, o carvão mostra-se eficiente em mais de um processo. Através de sua capacidade de adsorção, ele auxilia e aumenta o rendimento da nitrificação e desnitrificação, e atua também na remoção de substâncias consideradas de difícil remoção, como sulfurados e mercaptanos.

Outra característica importante é a capacidade que a matéria viva tem de se fixar nos macroporos existentes no carvão, o que facilita o crescimento dos microrganismos e o contato entre eles e o substrato. Além disso, os microrganismos regeneram os microporos do carvão, liberando sítios de trocas do carvão ativo, que ficam livres para adsorver outras substâncias.

Carvão ativado granular

O carvão ativado granular é utilizado nos sistemas como meio filtrante, e possui dureza maior para evitar perdas por fricção. 

Quais são os benefícios do uso do carvão ativado?

Rolar para cima