Tratamento do efluente industrial

O que é biotecnologia?

Publicado em 18 de junho de 2020

Como o próprio nome já diz, a biotecnologia é a junção da biologia com a tecnologia.  A biotecnologia é, em resumo, a utilização de processos biológicos, incluindo organismos vivos, para a aplicação na fabricação de produtos e desenvolvimento de processos para sua utilização prática pela humanidade.

Durante as ultimas décadas a aplicação da biotecnologia tem trazido avanços em várias áreas de estudo e tem sido utilizada para a melhora de vários processos utilizados na medicina, agricultura, química, preservação ambiental e tratamento de resíduos.

Desde os primórdios da nossa civilização, os seres humanos perceberam que poderiam utilizar os seres vivos presentes na natureza ao seu favor. Um dos primeiros usos da biotecnologia pelos humanos pode ser considerado o surgimento da agricultura, onde espécies presentes na natureza foram largamente utilizadas para a produção de alimentos e solução de problemas da humanidade.

Biotecnologia - Biolinear Soluções Ambientais
Microrganismos resistentes a fatores ambientais são utilizados para tratamento de resíduos.

A agricultura, juntamente com todo e qualquer processo de produção de alimentos é uma das áreas que mais se utiliza da biotecnologia para seu aperfeiçoamento, aumento da produção, eliminação de pragas e prospecção de espécies mais resistentes aos fatores naturais.

Outra área da ciência onde a biotecnologia é largamente aplicada é a medicina. Da natureza, através da biotecnologia, conseguimos produzir antibióticos, produtos químicos, fármacos em geral e, nos tempos mais atuais, técnicas avançadas de genética e manipulação celular tem nos permitido avançar em áreas como a oncologia e o combate às doenças genéticas, desenvolvimento de vacinas mais modernas e diagnostico preciso de enfermidades.

Na indústria, a biotecnologia é utilizada desde a revolução industrial. Ela nos auxilia na evolução de processos industriais e na busca por novos produtos e processos de produção. A busca pelo uso cada vez mais eficiente e responsável de recursos naturais é um dos grandes desafios nos dias atuais, e isso só será possível com o avanço das pesquisas em biotecnologia.

Biotecnologia - Biolinear Soluções Ambientais
Os microrganismos são continuamente melhorados para sua utilização em tratamento de elfuentes.

Quando o assunto é o meio ambiente a biotecnologia é a grande aliada. Ela nos permite recuperar, preservar e proteger ecossistemas.   Está intimamente ligada a processos e cuidados com a preservação do meio ambiente e biodiversidade, principalmente a biodiversidade genética. Ela nos permite um melhor monitoramento da biodiversidade, caracterização genética de organismos.  

Para a recuperação ambiental a biotecnologia já nos trouxe produtos e processos relevantes, que já são amplamente utilizados nos dias de hoje. Tanto nas áreas de biorremediação microbiana quando na fitorremediação seres vivos são melhorados e controlados para que cumpram o papel de retirar do ambiente compostos poluidores e perigosos.  Além dos seres vivos em seu estado natural, moléculas produzidas pelos mesmos também são utilizadas para a recuperação e preservação ambiental, como acontece no caso da utilização dos biocatalisadores para o tratamento de efluentes e resíduos.

Erick Aniszewski

Erick Aniszewski

Microbiologista
Sócio-proprietário da Biolinear Soluções Ambientais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima